
Data: 19 de novembro de 2018
Horário: 19h
Local: Beirute Asa sul
SCLS 109 Comércio Local Sul 109 Bloco A1 Loja 2/4 - Asa Sul, Brasília - DF
(Um livro com cheiro de mato, Terra molhada, água cristalina, flores do cerrado, danças regionais folclóricas e Frutos maturados)
Com muita alegria e amor, convido a todos para o lançamento do meu próximo livro O Céu é o Cerrado. O evento será no Beira Cultural (Beirute Asa sul) terá violeiro dos bons pra alegrar a noite (Chico Nogueira) e será uma alegria imensa receber você nesta noite.
Release
Nesta obra contemplo o Cerrado nas suas formas poéticas, estas as quais sempre me inspiraram desde menina. O cerrado é o céu onde me criei, onde os frutos me alimentaram, as árvores e flores me encantaram, as águas das cachoeiras de Pirenópolis, dos córregos me fizeram voltar a momentos da criança que ainda me habita. No cerrado pude andar livremente, sentir cheiros, observar animais, adentrar grutas de mim e de Terra Ronca. Neste obra viajo através da poesia e da prosa poética a um mundo descoberto pelas experiências vivenciadas por um povo festeiro, folieiro através dos costumes de gente simples que faz promessa para o Divino e leva mantimento no carro de boi para os pobres. Povo esse, os quais me curvo para tamanha fé e alegria. Me rendo aos sabores do cerrado, fazendo versos ao caroço dourado nosso pequi. Ao jatobá reverencio, a tantos outros frutos desse rico Cerrado me deixo, me resigno... À Nossa Brasília, que me deu asas faço poemas, a Olhos d’água me deixo encantar pela essência simples e pureza do lugar. Aos costumes, folias de reis, dança da catira, festas de Trindade, do Muquém, cavalhadas de Pirenópolis...também faço contemplação de forma que quem não conhece estes costumes, poderão saborear estas delícias que goianos sabem bem o que é. Este é um livro que fiz para degustação prazerosa através da poesia, sirva-se à vontade. O espero nesta noite, que só será completa com sua presença. Deixo minha gratidão a Editora Lima e Félix, na pessoa do Professor Filemon que fez a revisão e editoração cuidadosamente, a Leo D Elias que ilustrou lindamente a capa e ao poeta e professor Marcos Fabrício que leu e poetizou tão sensivelmente o prefácio.
Um abraço arrochado procêis tudo! Da poetisa goiana que diante do Cerrado se emana de inspiração.
Nos vemos lá!
Poemas do livro:
Acorda menina
Olha aêêêê o correi...ooooo
Olha aêêêêê o correi…oooo.
Era o canto que me acordava aos domingos de manhã.
Eu pulava da cama para comprar o jornal
procurava a oportunidade de um emprego,
para colocar sangue nas minhas veias para sobreviver.
No coração do Brasil o que pulsava em mim, eram os sonhos,
que no jornal de domingo vinham nos classificados.
E os gritos que me acordavam cedo
eram os do menino que o jornal vendia
e me despertava para a vida.
Caroço de ouro
Veja no meu cerrado
tem verde, tem seca
tem de tudo um bocado
tem ouro encaroçado
com arroz, com galinha
nosso caroço dourado
quanta preciosidade
nosso ouro dá em árvore.
Coração de goiano
bate forte por um amor,
mas por pequi
bate acelerado!
Pitoresco
Negrura em manto
mansidão em chegada
pássaros se recolhendo
o Sol com as pálpebras pesadas.
O cerrado que graceja
nossos olhos
com a beleza da noite
pela Lua acompanhada.
Mini Biografia
Nilva de Souza Cabral Lopes (pseudônimo - Aurea Valentina), goiana, natural de Jaraguá, na infância morou em Anápolis, atualmente reside em Brasília. Nasceu em 1971, poetisa, casada, mãe de dois filhos – poesia mais linda que a vida lhe inspirou – Sarah e Waguinho. É empresária, formada em Orientação Educacional, pós-graduada em Gestão de Pessoas, saúde mental, é Psicanalista e membro do Celeiro Literário de Brasília. É autora do Livro de poesias Nus do Invisível – publicado em 2017, ilustrado com aquarelas do artista plástico Paulo MacDowell. Participou do projeto Poesia no Céu de Brasília e do Calendário Poesia Nua. Teve poemas e contos selecionados e publicados em Concursos Literários. Na web, publica doses poéticas no seu instagram e facebook.
Disponibilizou desde 2015 para download gratuito na internet, o livro “O Coração Quer Algo Mais”, com 25 pequenos poemas.
Contato:
https://www.sintaminhapoesia.com
Celular: 61 9 9975 7362